Quem somos

Página inicial > Quem somos

A Área Estadual de Infância, conhecida em nosso Estado como Semeadores, atua junto aos Centros Espíritas com os seguintes objetivos:

Auxiliar na estruturação da Área Regional de Infância, visando à criação da Coordenação Regional da Infância junto ao CFE/ FEEGO.

Promover trocas de experiências e debates, e ainda cursos de formação, quando necessário e de acordo com a realidade, voltadas ao aprimoramento dos evangelizadores, em âmbito estadual e regional, visando colaborar com a qualidade da Evangelização Espírita da Infância.

Incentivar a articulação e a integração entre Infância, Juventude e Família, bem como entre as demais áreas de atividades nas instituições espíritas.

Apoiar e estimular a implantação e implementação de atividades voltadas à família, visando a integração e o fortalecimento desta parceria fundamental na evangelização da criança.

Favorecer a criação e a disponibilização de materiais pedagógico-doutrinários, estudos e pesquisas relacionadas à tarefa com a infância.

Diretrizes de trabalho

Diretriz 1: Concepção de Criança na Ação Evangelizadora

Objetivo: Possibilitar que a criança seja compreendida como ser espiritual em evolução, detentora de uma bagagem espiritual, que tem suas formas próprias de ser, expressar, conhecer e se comunicar, devendo ser, portanto, parceira ativa na ação educativa.


Diretriz 2: Estruturação das Atividades da Evangelização da Infância a partir dos Interesses e Necessidades das Crianças

Objetivo: Possibilitar que as atividades de evangelização, com base na compreensão espiritual da criança e de sua infância, sejam pensadas a partir de suas especificidades e singularidades, e tenham como ponto de partida seus interesses e necessidades, considerando, sobretudo, os aspectos morais, intelectuais, sociais, emocionais e espirituais.


Diretriz 3: Organização de Atividade Junto a Família

Objetivo: Garantir o desenvolvimento de ações que visem o comprometimento da família com a educação espiritual da criança, bem como sua integração no Centro Espírita, fortalecendo a parceria fundamental da família com a evangelização da criança.


Diretriz 4: Desenvolvimento de Evangelizadores da Infância

Objetivo: Promover cursos de desenvolvimento de evangelizadores de infância, que contemplem o aprimoramento humano integral e didático-pedagógico, sedimentando o comprometimento espiritual do evangelizador com a tarefa de evangelizador

Entende-se como ações Prioritárias para Implantação da Coordenação da Infância

Estruturação da Coordenação de Infância em âmbito regional.

Apoio e acompanhamento das ações da região voltadas à Infância e ao desenvolvimento da tarefa de Evangelização nos Centros Espíritas, por meio de comunicação periódica, de reuniões nas Comissões Regionais e de outras que se fizerem necessárias.

Fortalecimento e apoio na implantação e implementação dos Planos de Trabalho Regionais na Área de Infância em especial nas ações e diretrizes voltadas à criança e à família.

Realização de encontros em âmbitos estadual e regional, para formação de evangelizadores da infância.

Produção e divulgação de materiais didático-pedagógicos que enriqueçam a ação evangelizadora da Infância.

Articulação e integração das ações direcionadas à Infância, à Juventude e à Família, e destas às demais áreas, atividades e setores da instituição espírita, por meio de projetos, atividades, produções e encontros formativos.