A organização temática dos Espaços de Estudo Doutrinário e Vivência do Evangelho devem primar por conteúdos que instiguem a curiosidade e proporcionem a contextualização à vida cotidiana dos evangelizandos.
Para tanto, é fundamental que o evangelizador articule, de forma criativa, prazerosa e contextualizada, os objetivos da Evangelização Espírita e os interesses e necessidades das crianças, sob a perspectiva do grupo e das múltiplas individualidades que participam da ação evangelizadora, buscando conhecer e sentir a sua turma, identificar o que as crianças sabem, o que mais gostam, o que gostariam de aprender, o que será importante vivenciarem, suas necessidades, de modo a construir uma programação doutrinária de estudos baseada nos objetivos da ação evangelizadora e na realidade das próprias crianças.
Sob tal perspectiva, a construção e o desenvolvimento de projetos educacionais que contemplem orientações curriculares e núcleos temáticos – sejam estes anual, semestral, bimestral – deve primar pela adequada fundamentação doutrinária, pela observação e escuta do grupo, e pela flexibilidade, de modo a considerar adequações ao longo do percurso. A elaboração de tal cronograma temático exige o olhar zeloso da equipe de evangelizadores e o hábito da escuta avaliativa, que fornecerá informações essenciais para a seleção e o sequenciamento de temas de estudo.
Para a organização de um cronograma temático, as equipes de evangelizadores podem, com foco nos objetivos e no conhecimento do perfil do grupo, valer-se dos resultados das avaliações realizadas em ano anterior, bem como de experiências vivenciadas por outros grupos, adaptando-os à realidade da turma.
Dentre as várias possibilidades de planejamento, a equipe de evangelizadores pode, ainda, desenvolver uma organização temática introdutória para as primeiras semanas de Evangelização, aproveitando os encontros iniciais para a observação zelosa do perfil do grupo, de suas necessidades e interesses, realizando uma leitura de contexto que lhe servirá de base para a conclusão posterior de um cronograma temático ampliado ou anual. Nesse processo, os evangelizadores podem realizar as estratégias de observação/sondagem do grupo, análise das informações e organização das atividades a serem desenvolvidas.
Organizar encontros que façam sentido e tenham significado para a criança e o evangelizador torna-se, por vezes, desafiador, convidando-o a um planejamento criativo e cuidadoso. Fazer sentido para a criança é considerar suas necessidades e interesses; enquanto ter significado para o evangelizador é planejar encontros com foco no objetivo da tarefa e no grupo de crianças, sentindo-se em cada etapa de construção do planejamento, visto que “toda aula deve nascer do sentimento” André Luiz (XAVIER, 2010a).
Tal ação inspira-se, ainda, em Comenius, ao afirmar que:
[...] a verdadeira educação acontece quando as informações e o conhecimento fazem sentido, tanto para quem as transmite quanto para quem as recebe. É preciso haver interação maior dos agentes da ação educativa, pois a educação é um processo dinâmico que requer um educador agente e um educando participativo, visando à construção de uma sociedade justa e fraterna. Comenius (1592-1670)
Diante destas reflexões, sugerimos que o evangelizador, com o acompanhamento do seu coordenador e/ou diretor, construa os planejamentos dos encontros a partir da articulação dos ensinamentos do Cristo à luz da Doutrina Espírita e da escuta sensível das crianças, considerando o contexto social do Centro Espírita que participa e envolvendo-se espiritualmente com as atividades propostas.
A organização do conteúdo pode ser feita para um período de tempo flexível, podendo o número de encontros ser estendido ou condensado, de acordo com a necessidade de aprofundamento da turma. Pode se utilizar, se necessário, como subsídio ao evangelizador e como material de estudo e pesquisa, programas já existentes, apostilas e materiais de referência doutrinária, cuidando para que a proposta construída com as crianças seja realmente legitimada e o discurso seja coerente com a prática.
Destaca-se, nesse sentido, que todos os planejamentos são, por essência, personalizados e organizados de modo específico para determinado grupo, em determinado ano, considerando-se as múltiplas variáveis que influenciam a dinâmica dos encontros de Evangelização, mesmo que utilizando-se, como fonte de inspiração ou referência, planejamentos de estudos já desenvolvidos em momentos anteriores.
Os Projetos que serão apresentados a seguir foram desenvolvidos em nossa Federativa, na Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família da atual Casa Espírita Estudantes do Evangelho (antiga CASA FEEGO), desde o ano de 2013.
Cabe destacar que todos os projetos estão encadeados, interligados e seguem uma sequência na proposta de construção coletiva desta equipe de evangelizadores, famílias frequentadoras, jovens, crianças e bebês.
Essa organização temática vêm favorecendo a ampliação dos trabalhos da Infância na Casa FEEGO e trazendo mais interação com as outras áreas da Casa, também têm possibilitado maior engajamento das famílias com a ação evangelizadora, com a Instituição e fortalecendo o vínculo entre as famílias o que assegura um ambiente de harmonia, paz, muito amor e ainda mais propício a ações e projetos que visam atender as necessidades e interesses do nosso público, visando sempre a formação do homem de bem, por meio do conhecimento doutrinário, do aprimoramento moral e da transformação social.
Sensibilizar quanto a compreensão de que A Família é escola de almas, berço sublime de aprendizado e regeneração. Estimular a percepção de que A família é benção divina para nos auxiliar em nossa auto-educação, na formação de homens de bem e no desenvolvimento da sociedade.
Conceber que os desafios da vida familiar são oportunidades de crescimento espiritual e renovação.
Sensibilizar as crianças, pais, familiares e evangelizadores para a importância de se conhecer, se cuidar, respeitar a si mesmo, ao próximo e o lugar onde vivemos. Uma releitura do primeiro projeto deste grupo, há 10 anos.
Inspirados pelos 45 anos da Campanha Nacional de Evangelização Espírita Infantojuvenil, dando continuidade ao projeto “Ama, Trabalha, Espera e Perdoa” buscamos mais uma vez aliar “cabeça, coração e mãos” no trabalho de evangelização das famílias enfatizando a máxima de “fazer de coração” e aprofundando as vivências do Evangelho do Cristo.
Promover, inspirados por Paulo, a comunhão, o (re)encontro com Cristo e a nossa renovação espiritual. Convidar ao “Pensar, falar, sentir, agir e refletir” Jesus em nossas ações. Abordar as máximas “Ama, trabalha, espera e perdoa” e a vivência e aplicação em nosso cotidiano.
Buscando identificar as emoções, na percepção dos porquês dos sentimentos e de como eles agem sobre nós, oportunizando o olhar sensível, a escuta sensível e a fala sensível para conosco mesmos e para com o próximo, a Casa FEEGO desenvolveu em 2021 esse lindo projeto repleto de oportunidades de vivenciar o Amor no caminho do aprimoramento Moral.
Inspirados na Obra "Brasil, coração do Mundo, Pátria do Evangelho" de Humberto de Campos e no contexto dos 100 anos de Pacto Áureo, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2019 o projeto "Pátria de Amor".
Buscando desenvolver a visão universalista e cósmica do Reino de Deus e dos seus Estatutos eternos, tendo Jesus como guia e mestre, despertando para a sensibilidade do conteúdo dos seus ensinamentos, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2018 o projeto "Religião Cósmica do Amor".
Inspirados na Obra "JESUS E AS CRIANÇAS" de Adeilson Sales, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2017 o projeto "Jesus e as Crianças, O Evangelho Segundo o Espiritismo".
Inspirados na obra "Boa Nova", de Chico Xavier, pelo espírito Humberto de Campos, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2016 o projeto "Boa Nova", com o objetivo de aproximar as crianças e suas famílias de Jesus, vivenciando as passagens dispostas em cada capítulo, possibilitando momentos de profunda conexão com o Cristo e seus discípulos.
Em breve mais sobre esse Projeto
Inspirados na obra "A Grande Viagem" de Miriam Dusi, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2015 este projeto que convidou crianças, famílias, evangelizadores e a comunidade da FEEGO, a embarcarem juntos numa viagem cheia de surpresas e novidades, cheia de novas histórias e de muita emoção!!!!
Inspirados no objetivo da atividade evangelizadora, de promover e estimular a integração da criança e do jovem “consigo mesmo, com o próximo e com Deus” a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2013 seu primeiro projeto.