Projetos Educacionais

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Organização Temática

A organização temática dos Espaços de Estudo Doutrinário e Vivência do Evangelho devem primar por conteúdos que instiguem a curiosidade e proporcionem a contextualização à vida cotidiana dos evangelizandos.

Para tanto, é fundamental que o evangelizador articule, de forma criativa, prazerosa e contextualizada, os objetivos da Evangelização Espírita e os interesses e necessidades das crianças, sob a perspectiva do grupo e das múltiplas individualidades que participam da ação evangelizadora, buscando conhecer e sentir a sua turma, identificar o que as crianças sabem, o que mais gostam, o que gostariam de aprender, o que será importante vivenciarem, suas necessidades, de modo a construir uma programação doutrinária de estudos baseada nos objetivos da ação evangelizadora e na realidade das próprias crianças.

Sob tal perspectiva, a construção e o desenvolvimento de projetos educacionais que contemplem orientações curriculares e núcleos temáticos – sejam estes anual, semestral, bimestral – deve primar pela adequada fundamentação doutrinária, pela observação e escuta do grupo, e pela flexibilidade, de modo a considerar adequações ao longo do percurso. A elaboração de tal cronograma temático exige o olhar zeloso da equipe de evangelizadores e o hábito da escuta avaliativa, que fornecerá informações essenciais para a seleção e o sequenciamento de temas de estudo.

Para a organização de um cronograma temático, as equipes de evangelizadores podem, com foco nos objetivos e no conhecimento do perfil do grupo, valer-se dos resultados das avaliações realizadas em ano anterior, bem como de experiências vivenciadas por outros grupos, adaptando-os à realidade da turma.

Dentre as várias possibilidades de planejamento, a equipe de evangelizadores pode, ainda, desenvolver uma organização temática introdutória para as primeiras semanas de Evangelização, aproveitando os encontros iniciais para a observação zelosa do perfil do grupo, de suas necessidades e interesses, realizando uma leitura de contexto que lhe servirá de base para a conclusão posterior de um cronograma temático ampliado ou anual. Nesse processo, os evangelizadores podem realizar as estratégias de observação/sondagem do grupo, análise das informações e organização das atividades a serem desenvolvidas.

Organizar encontros que façam sentido e tenham significado para a criança e o evangelizador torna-se, por vezes, desafiador, convidando-o a um planejamento criativo e cuidadoso. Fazer sentido para a criança é considerar suas necessidades e interesses; enquanto ter significado para o evangelizador é planejar encontros com foco no objetivo da tarefa e no grupo de crianças, sentindo-se em cada etapa de construção do planejamento, visto que “toda aula deve nascer do sentimento” André Luiz (XAVIER, 2010a).

Tal ação inspira-se, ainda, em Comenius, ao afirmar que:

[...] a verdadeira educação acontece quando as informações e o conhecimento fazem sentido, tanto para quem as transmite quanto para quem as recebe. É preciso haver interação maior dos agentes da ação educativa, pois a educação é um processo dinâmico que requer um educador agente e um educando participativo, visando à construção de uma sociedade justa e fraterna. Comenius (1592-1670)

Diante destas reflexões, sugerimos que o evangelizador, com o acompanhamento do seu coordenador e/ou diretor, construa os planejamentos dos encontros a partir da articulação dos ensinamentos do Cristo à luz da Doutrina Espírita e da escuta sensível das crianças, considerando o contexto social do Centro Espírita que participa e envolvendo-se espiritualmente com as atividades propostas.

A organização do conteúdo pode ser feita para um período de tempo flexível, podendo o número de encontros ser estendido ou condensado, de acordo com a necessidade de aprofundamento da turma. Pode se utilizar, se necessário, como subsídio ao evangelizador e como material de estudo e pesquisa, programas já existentes, apostilas e materiais de referência doutrinária, cuidando para que a proposta construída com as crianças seja realmente legitimada e o discurso seja coerente com a prática.

Destaca-se, nesse sentido, que todos os planejamentos são, por essência, personalizados e organizados de modo específico para determinado grupo, em determinado ano, considerando-se as múltiplas variáveis que influenciam a dinâmica dos encontros de Evangelização, mesmo que utilizando-se, como fonte de inspiração ou referência, planejamentos de estudos já desenvolvidos em momentos anteriores.

Projetos Educacionais

Os Projetos que serão apresentados a seguir foram desenvolvidos em nossa Federativa, na Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família da CASA FEEGO, desde o ano de 2013.

Cabe destacar que todos os projetos estão encadeados, interligados e seguem uma sequência na proposta de construção coletiva desta equipe de evangelizadores, famílias frequentadoras, jovens, crianças e bebês.

Essa organização temática vêm favorecendo a ampliação dos trabalhos da Infância na Casa FEEGO e trazendo mais interação com as outras áreas da Casa, também têm possibilitado maior engajamento das famílias com a ação evangelizadora, com a Instituição e fortalecendo o vínculo entre as famílias o que assegura um ambiente de harmonia, paz, muito amor e ainda mais propício a ações e projetos que visam atender as necessidades e interesses do nosso público, visando sempre a formação do homem de bem, por meio do conhecimento doutrinário, do aprimoramento moral e da transformação social.

PÁTRIA DE AMOR


Inspirados na Obra "Brasil, coração do Mundo, Pátria do Evangelho" de Humberto de Campos e no contexto dos 100 anos de Pacto Áureo, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2019 o projeto "Pátria de Amor".



RELIGIÃO CÓSMICA DO AMOR

Buscando desenvolver a visão universalista e cósmica do Reino de Deus e dos seus Estatutos eternos, tendo Jesus como guia e mestre, despertando para a sensibilidade do conteúdo dos seus ensinamentos, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2018 o projeto "Religião Cósmica do Amor".

JESUS E AS CRIANÇAS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO


Inspirados na Obra "JESUS E AS CRIANÇAS" de Adeilson Sales, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2017 o projeto "Jesus e as Crianças, O Evangelho Segundo o Espiritismo".

BOA NOVA


Inspirados na obra "Boa Nova", de Chico Xavier, pelo espírito Humberto de Campos, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2016 o projeto "Boa Nova", com o objetivo de aproximar as crianças e suas famílias de Jesus, vivenciando as passagens dispostas em cada capítulo, possibilitando momentos de profunda conexão com o Cristo e seus discípulos.


Em breve mais sobre esse Projeto

A Grande Viagem


Inspirados na obra "A Grande Viagem" de Miriam Dusi, a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2015 este projeto que convidou crianças, famílias, evangelizadores e a comunidade da FEEGO, a embarcarem juntos numa viagem cheia de surpresas e novidades, cheia de novas histórias e de muita emoção!!!!


Cuidando de Mim, Cuidando do Outro, Cuidando do Mundo


Inspirados no objetivo da atividade evangelizadora, de promover e estimular a integração da criança e do jovem “consigo mesmo, com o próximo e com Deus” a Escola de Evangelização Espírita da Infância e Família, da Casa FEEGO construiu em 2013 seu primeiro projeto.