Mensagens dos Espíritos

Página inicial > Mensagens dos Espíritos

Joanna de Ângelis

10. Que espécie de colaboração pode o Brasil oferecer a outros países na área de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

A da experiência tornada realidade, conforme já vem ocorrendo desde quando foram tomadas providências para que a América Latina participasse do cometimento da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, publicando-se o material em castelhano e distribuindo-o gratuitamente por diversos países e conforme recentemente ocorreu, em Cartagena de Índias, na Colômbia, por ocasião do Congresso Espírita Pan-Americano, quando, terminado aquele conclave, a FEB ministrou um curso de preparação de evangelizadores com resultados muito felizes, conforme foi possível constatar, muito recentemente, naquela cidade.

Joanna de Ângelis

Psicografia Divaldo Franco – Salvador (BA), 23 de agosto de 1982

Joanna de Ângelis

9. Qual o papel da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil na expansão do Movimento Espírita no Brasil?

Muito importante esse papel. Graças ao trabalho preparatório que se vem realizando, há anos, junto à criança e ao jovem, é que encontramos uma floração abençoada de trabalhadores, na atualidade, que tiveram o seu início sadio e equilibrado nas aulas de evangelização espírita, quando dos seus dias primeiros na Terra…

Este ministério de preparação do homem do amanhã facultará ao Brasil tornar-se realmente “O coração do mundo e a Pátria do Evangelho”, conforme a feliz ideação do Espírito Humberto de Campos, por intermédio de Francisco Cândido Xavier, traduzindo o programa do Mundo Maior em referência à nação brasileira.

Joanna de Ângelis

Psicografia Divaldo Franco – Salvador (BA), 23 de agosto de 1982

Bezerra de Menezes

10. Como o Plano Espiritual vê a colaboração que o Brasil vem oferecendo a outros países na área da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

Inegavelmente o Brasil se tem evidenciado como o grande celeiro do Evangelho nos dias atuais e, por sua destinação histórico-espiritual, há de espelhar, em favor do mundo, as belezas evangélicas trabalhando a alma de seu povo, com vistas à nova civilização do Terceiro Milênio.

Correm informações e previsões abençoadas, nas tradições espirituais, quanto ao transplante da árvore do Evangelho do coração cansado da Velha Europa para o regaço acolhedor e juvenil da Pátria do Cruzeiro.

Assim sendo, toda colaboração, em nome da fraternidade e da fé, que o Movimento Espírita brasileiro possa oferecer aos países irmãos, nada mais será que efetiva obediência aos programas com que o Mais Alto tem distinguido o Brasil no concerto fraternal das nações.

Compreendemos que a grandiosa tarefa da divulgação evangélica junto à criança e ao moço, mobilizando novos cooperadores nos países irmãos, é ação por demais gigantesca de que o Brasil jamais desertará.

Não é, pois, sem júbilos imensos que o Planeta Espiritual tem acompanhado a multiplicação dos primeiros esforços, o lançamento das primeiras sementinhas da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, que o Brasil, nossa Pátria do Evangelho, tem mobilizado junto à ambiência acolhedora de outras pátrias irmãs.

Bezerra de Menezes

Psicografia Júlio Cezar Grandi Ribeiro – Vila Velha (ES), 2 de agosto de 1982

Bezerra de Menezes

11. Algo mais a ser dito?

Filhos,

Roguemos a Jesus pela obra que prossegue sob o divino amparo.

Que não haja desânimo nem apressamento mas, acima de tudo, equilíbrio e amor. Muito amor e devotamento!

A Evangelização Espírita Infanto-Juvenil amplia-se como um sol benfazejo abençoando os campos ao alvorecer.

O próprio serviço, sem palavras articuladas, mas à luz da experiência, falará conosco sobre quaisquer alterações que se façam necessárias, enquanto, no sustento da prece, estabeleceremos o conúbio de forças com o Alto, de modo a nos sentirmos amparados pelas inspirações do bem.

De tempos em tempos ser-nos-á necessário uma pausa avaliativa para revermos a extensão e a qualidade dos serviços prestados e das tarefas realizadas. Somente assim podemos verificar o melhor rendimento de nossos propósitos.

Unamo-nos, que a tarefa é de todos nós. Somente a união nos proporciona forças para o cumprimento de nossos serviços, trazendo a fraternidade por lema e a humildade por garantia do êxito.

Com Jesus nos empreendimentos do Amor e com Kardec na força da Verdade, teremos toda orientação aos nossos passos, todo equilíbrio à nossa conduta.

Irmanemo-nos no sublime ministério da evangelização de almas e caminhemos adiante, avançando com otimismo.

Os amigos e companheiros desencarnados podem inspirar e sugerir, alertar e esclarecer, mas é necessário reconhecermos que a oportunidade do trabalho efetivo é ensejo bendito junto aos que desfrutam a bênção da reencarnação.

Jesus aguarda!

Cooperemos com o Cristo na evangelização do Homem.

Paz!

Bezerra de Menezes

Psicografia Júlio Cezar Grandi Ribeiro – Vila Velha (ES), 2 de agosto de 1982

Bezerra de Menezes

3. Como os Espíritos Superiores estão vendo a participação dos companheiros encarnadas nas tarefas da Evangelização Espírita Infanfo-Juvenil?

Conquanto os operários da gleba humana disponham de livre-arbítrio bastante para debandar ou desertar, esquecer ou adiar compromissos assumidos com a Vida, anotamos, com júbilos imensos, a excelente caravana de denodados lidadores da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, de corações voltados para um melhor desempenho, coesos no interesse de sempre produzir o máximo pela dedicação de todos os dias. São companheiros jovens ou adultos, de ambos os sexos, afanosos, idealistas, conscientizados cada vez mais de que a obra não nos pertence, mas sim ao Mestre Amado que, por misericórdia, utiliza a todos por instrumentos de iluminação do mundo.

É notório que a especialidade da tarefa não se compraz com improvisações descabidas, tão logo a experiência aponte o melhor e o mais rendoso, razão pela qual os servidores integrados na evangelização devem buscar, continuamente, a atualização de conteúdos e procedimentos didático-pedagógicos, visando a um melhor rendimento, em face da economia da vida na trajetória da existência, considerando-se que, de fato, os tempos são chegados…

Bezerra de Menezes

Psicografia Júlio Cezar Grandi Ribeiro – Vila Velha (ES), 2 de agosto de 1982

Francisco Thiesen

12. Que mensagem daria aos Evangelizadores no sentido de estimulá-los a permanecerem na tarefa com o mesmo entusiasmo das primeiras horas e na certeza de estarem contribuindo para a obra de redenção da Humanidade?

A sementeira de amor é precioso legado de Jesus-Cristo para as criaturas que O amam e que despertaram para o dever inadiável de contribuírem em favor do mundo melhor do futuro. Trabalhadores da última hora, sois herdeiros da oportunidade feliz para reparardes o passado mediante a construção do porvir.

Não é o acaso que vos reúne no campo da ação espírita-cristã. Tendes compromisso com o pensamento de Jesus, que adulterastes anteriormente e que aplicastes em favor de interesses mesquinhos quão perturbadores. Renascestes para vos liberardes do ontem pernicioso mediante o presente rico de amor e de bênçãos.

Não desanimeis! Jesus vela por vós e os Seus Mensageiros vos acompanham, inspirando-vos e conduzindo-vos pela estrada nobre do dever.

Não vos importem as dificuldades momentâneas que fazem parte do programa da ascensão. Pensai no amanhã e preparai-o através das estrelas que puderdes deixar pelos caminhos percorridos, a fim de que aqueles que venham depois encontrem luz apontando-lhes rumos de segurança.

Assumistes compromissos superiores com os Mensageiros do Mundo Maior, e por isso fostes convocados à tarefa enriquecedora da Evangelização da criança e do jovem, trabalhando-os para Jesus. Não vos surpreendais com o desafio, nem o abandoneis a qualquer pretexto. Hoje é a oportunidade ditosa para depositardes sementes no solo dos corações; amanhã será o dia venturoso de colherdes os frutos da paz.

Permanecei, desse modo, dedicados e fiéis até o fim, mesmo que as dificuldades repontem em forma ameaçadora de dor e sombra. Quem anda na luz não receia a treva e quem faz o bem não sofre solidão nem desajuste.

Perseverai, pois, alegres e confiantes na vitória final.

Jesus vos abençoe!

Francisco Thiesen

Psicografia Divaldo Pereira Franco – Salvador, 31 de agosto de 1996

Francisco Thiesen

10. Como despertar os Evangelizadores para a necessidade do estudo da Doutrina Espírita, meta que ainda não conseguimos conquistar?

Somente a conscientização individual conseguirá despertar os Evangelizadores para o estudo da Doutrina Espírita, porque compreenderão que não se podem ocupar de uma atividade para a qual não se encontram preparados. É difícil sensibilizar a mente infanto-juvenil e transmitir-lhe conhecimentos doutrinários se o Evangelizador não estiver sinceramente tocado pelo conteúdo que pretende transmitir.

Para que se consiga esses desiderato, torna-se indispensável o trabalho fraternal de persuasão, de doutrinação, a fim de que seja afastado o anestésico da preguiça mental que domina muitas criaturas ainda distraídas da realidade do Espírito imortal, embora informadas pelo Espiritismo.

Francisco Thiesen

Psicografia Divaldo Pereira Franco – Salvador, 31 de agosto de 1996

Amélia Rodrigues

ESSE TESOURO

O coração infantil é uma urna valiosa. Deposite a sua contribuição para o futuro.

A mente infantil é um campo virgem. Semeie dignidade, ensinando com a nobreza do seu exemplo.

A criança é um tesouro: a mais valiosa fortuna que o mundo conhece, por ser a única a perpetuar, através do tempo, dádiva da vida.

Eduque e traçará linhas de caráter.

Reeduque e estará retificando, com muita probabilidade de êxito, os deveres ontem negligenciados.

Instrua e propicie recursos de ver.

Se amá-los, porém, você fará algo mais: EVANGELIZÁ-LOS-Á.

Evangelizar é redimir.

Evangelizar uma criança é como honrar o mundo com a grandeza de deveres maiores, adornando o futuro de gemas valiosas.

Quando você ensina, você transmite.

Quando você educa, você disciplina.

Mas quando você evangeliza, salva.

Instruído,o homem conhece; educado, vence; evangelizado, serve sem cansaço, redimindo-se.

Não se detenha!

Aplique o seu capital de amor num menino e você seguirá com ele e por meio dele enriquecendo os séculos do porvir.

Trecho extraído da mensagem - Esse Tesouro, citada às páginas 95-97 do Livro Sublime Sementeira -

Evangelização Espírita Infantojuvenil - FEB DIJ - 1a ed. - 2012.